Nikolas Ferreira de Oliveira, mais conhecido como Nikolas Ferreira, tornou-se o deputado federal mais votado da história de Minas Gerais (MG) e também o mais votado do Brasil nas eleições de 2022.
Eleito pela primeira vez em 2020, quando concorreu ao cargo de vereador de Belo Horizonte, o mineiro ganhou protagonismo no cenário nacional e passou a ser um dos principais representantes da direita no Brasil.
Aliado do presidente Jair Bolsonaro (PL), o jovem de 26 anos seguiu na contramão de nomes que “surfaram” na “onda Bolsonaro” em 2018, mas acabaram rompendo com o chefe do Executivo federal para adotar tom de oposição.
Nikolas, na verdade, tornou-se um aliado da ‘linha de frente’ do presidente da República e do governo federal. Mesmo assim, sua atuação não se restringiu a isso. O então vereador estabeleceu uma forte agenda conservadora na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Um dos pontos de destaque foi a forma como ele conseguiu travar uma série de pautas ideológicas de esquerda direcionadas ao município.
Outro fator determinante em sua desenvoltura no pleito deste ano foi a forte presença nas redes sociais. Eleito sob os holofotes das mídias digitais, o parlamentar manteve um ritmo extensivo na internet, compartilhando não apenas o dia a dia de seu mandato, como também seu posicionando sobre uma série de assuntos de interesse público.
Com 100% das urnas apuradas, Nikolas cravou 1.492.043 votos. A votação expressiva fez com que ele assumisse o número 1 no ranking nacional dos mais votados do país.