O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste domingo, 25, ter “adorado” o comportamento do apresentador William Bonner.
Lula fez menção à sabatina dele no Jornal Nacional, da TV Globo, em 26 de agosto. Entre outras coisas, Bonner assegurou em rede nacional que Lula “não deve nada à Justiça”.
A fala, como se sabe, é inverídica. Ao contrário do que foi dito pelo jornalista, o esquerdista continua com 5 processos trancados e/ou suspensos na Justiça. Apesar de o político insistir em dizer que foi “absolvido de tudo”, ele foi considerado inocente em apenas 3 dos 11 processos mais conhecidos.
— Adorei o comportamento do Bonner, quando ele teve a coragem de dizer: ‘Hoje, o senhor não deve nada’. Não sei se foi o Ali Kamel ou o João Roberto Marinho que mandaram ele falar, mas foi uma atitude muito corajosa porque ele passou 9 meses com aquele cano saindo dinheiro todo dia — relatou, em referência aos materiais sobre a operação Lava Jato.
Citados pelo petista, Ali Kamel é o diretor de Jornalismo da Rede Globo. João Roberto Marinho, por sua vez, é presidente do Conselho de Administração do Grupo Globo.
— O Supremo Tribunal Federal deu razão, considerou o então juiz Sergio Moro parcial, anulou a condenação do caso do tríplex e anulou também outras ações por ter considerado a vara de Curitiba incompetente. Portanto, o senhor não deve nada à Justiça — expressou Bonner ao iniciar a entrevista com o tema da corrupção.
Ainda neste domingo, conforme antecipou o Conexão Política, Lula declarou que o Estado brasileiro terá que lhe “devolver” e “pagar os prejuízos que eles causaram” — em menção aos processos da operação Lava Jato.