Candidato do PDT à presidência da República, Ciro Gomes usou as redes sociais para fazer uma série de acusações contra apoiadores, políticos e simpatizantes do lulopetismo.
Nos últimos meses, conforme tem noticiado o Conexão Política, o cearense tem expandido seus confrontos diretos, colocando Lula e no PT na mira central.
Desta vez, Ciro subiu o tom e partiu para novas ofensivas contra a ala esquerdista. Em sinalização de “denúncia”, ele alega que petistas tentam se “apropriar” de sua logomarca.
No vídeo, o pedetista diz que outra marca usada na campanha de Lula foi “chupada” da utilizada por um programa da Prefeitura de Los Angeles de apoio a pequenas empresas: o LA Original.
— Viciados em meter a mão no bolso alheio, alguns petistas estão conseguindo se superar. Escondidinho, ‘chuparam’ a MARCA OFICIAL DA CAMPANHA DE LULA de uma empresa americana. Agora tentam se apropriar da nossa marca. Onde vai parar a roubalheira? — escreveu Ciro Gomes no Twitter.
Viciados em meter a mão no bolso alheio, alguns petistas tão conseguindo se superar. Escondidinho, “chuparam” a MARCA OFICIAL DA CAMPANHA DE LULA de uma empresa americana (https://t.co/tXc7BoGwo4). Agora tentam se apropriar da nossa marca. Onde vai parar a roubalheira? 🤭 /ADM pic.twitter.com/LV50h8CQB2
— Ciro Gomes (@cirogomes) September 16, 2022
Comparando
No microblog, o político compartilha duas imagens. Na primeira, há uma comparação entre o logo oficial da campanha de Lula e o de origem americana, dizendo: “primeiro roubo: a logomarca oficial da campanha de Lula é roubada de uma logomarca americana”.
Em seguida, uma outra imagem mostra apoiadores de Lula nas redes sociais usando um filtro inspirado no slogan “Prefiro Ciro”, mas que diz “Prefiro Lula”.
— Crime reincidente: os larápios estão roubando agora a logomarca do Ciro12 — relata o conteúdo.
Oposição rachada
Mesmo com engajamento na internet abaixo do esperado, além de não conseguir reunir multidão nas ruas, a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva insiste em investir na possibilidade de vitória ainda no primeiro turno.
Neste semana, durante reunião com comunicadores ligados ao PT, Lula pediu esforço para que se amplie a ideia de voto útil, visando “roubar” os eleitores de Ciro Gomes.
— É preciso acreditarmos que é possível a gente vencer as eleições no primeiro turno. Tem gente que tem vergonha, ‘ah, não vamos falar em ganhar no primeiro turno porque parece soberba’. Mas, se tem candidato com 1% acreditando que vai ganhar, eu que tenho 46% tenho de acreditar que é possível, nesses próximos 20 dias, conquistar os votos que faltam — disse o esquerdista.
Conforme apurações do Conexão Política, a manobra petista deverá ganhar forma de modo imediato, investindo todas as forças na propaganda eleitoral gratuita. Apesar disso, o pedido de voto não deve ser explícito, ao menos por enquanto.
A ideia é não passar clima de “desespero”, mas de de preocupação com a democracia, uma vez que a ala da oposição adota a narrativa de que Bolsonaro é uma ameaça incontestável. Por isso, a campanha lulopetista vai priorizar expressões como “conquistar” para convencer o maior número de eleitores.
O chamado “voto útil” costuma ocorrer, especialmente, na última semana antes da votação. É a definição do eleitor que escolher votar em quem tem mais chances de derrotar o candidato que ele mais rejeita.
Ciro reage
Em reação ao que está montado pela campanha de Lula, o QG de Ciro Gomes reagiu à altura e lançou uma série de vídeos se opondo ao plano petista.
Em resposta imediata, o cearense postou cinco vídeos sobre o tema. Em um deles, chama de “autoritários” e de “covardes” quem “faz qualquer negócio para ganhar no primeiro turno”.
Em outro, a peça público traz um homem com farda do Exército, sob o seguinte questionamento: “O que você diria a alguém que mandasse você fugir covardemente porque seu país estava ameaçado de invasão?”.
A voz de Ciro, então, responde: “Para eles, voto útil é tornar sua coragem inútil”.
Ainda conforme apurações do Conexão Política, o clima de confronto no QG do pedetista já está pronto. A partir de agora, a tática é difundir mais e mais vídeos. Todos eles devem ser compostos por uma série de personagens, apontando argumentos distintos contra a adesão do voto útil.
Alerta vermelho
A preocupação de “virada de voto” preocupa tanto Ciro quanto Lula, uma vez que o número de indecisos ainda permanece em margem considerável.
No confronto entre os dois esquerdistas, o presidente Jair Bolsonaro (PL) tem se beneficiado entre os eleitores que estão sem votos definidos.
Recentemente, institutos de pesquisas passaram a evidenciar que uma leva do eleitorado de Ciro pode já estar mudando o voto para o atual chefe do Executivo federal ou ao menos cogita fazê-lo.
Um dos levantamentos a reverberar a disputa acalorada foi o Datafolha. Segundo a empresa, o número de eleitores de Ciro que têm Bolsonaro como segunda opção de voto disparou: eram 24% em 1 de setembro e, no cenário atual, são 30% — um aumento de 6 pontos percentuais.
Ainda com base nos dados do Datafolha, Lula e Bolsonaro apresentam os maiores índices de convicção de voto entre seus eleitores.
Ao todo, 86% dos apoiadores do petista dizem que estão decididos e não mudarão a escolha. Já entre os eleitores de Bolsonaro, 83% afirmam que não mudarão o voto.
O eleitorado de Ciro, por sua vez, demonstra ser mais flexível. Apenas 45% expressam convicção no voto, sinalizando que pode mudar até a decisão final.