O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está convencido de que pode vencer as eleições de outubro já no primeiro turno. Com isso, a campanha dele articula um movimento com artistas a fim de atrair eleitores de Ciro Gomes (PDT).
A ação conta com a ajuda de Paula Lavigne, esposa do cantor Caetano Veloso. A ideia é promover uma série de vídeos de personagens que, no passado, eram simpáticos a Ciro Gomes, mas que agora defendem o voto em Lula para “proteger a democracia” do país.
Além de Lavigne, o plano é encabeçado por Rosângela Silva, a Janja, esposa de Lula, e pelos coordenadores da campanha do petista Edinho Silva e Sidônio Palmeira. O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também auxilia na estratégia.
A intenção, de acordo com Paula Lavigne, é criar peças segmentadas por áreas de atuação e faixas etárias. “O Caetano sempre foi Ciro, ele deu essa declaração que ele é Ciro de coração, mas vai votar no Lula. Sim, estou fazendo algum material para que isso possa repercutir mais. Estamos bolando alguma coisa que realmente bata nos corações”, disse ela.
“A outra linha da campanha não é brigar, não é ódio, é só amor. Eu acho que um vídeo do Caetano dizendo que ele tem muito amor pelo Ciro, mas que neste momento precisamos votar no Lula iria ter um impacto sobre esse eleitorado de Ciro”, completou.
Há algumas divergências no QG sobre como atrair o eleitorado de Ciro Gomes. Alguns aliados entendem que Lula não deve atacar o ex-governador do Ceará, sob receito de que a estratégia tenha um efeito inverso e afaste os simpatizantes do pedetista.