O Partido dos Trabalhadores (PT) tirou do ar, a pedido da TV Globo, um vídeo em que a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) mostra o apresentador William Bonner dizendo que o petista “não deve nada à Justiça”.
A frase foi proferida pelo jornalista durante a sabatina com Lula no Jornal Nacional, na última quinta-feira (25), quando Bonner comentava sobre as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF) que beneficiaram o esquerdista.
“O Supremo Tribunal Federal lhe deu razão, considerou o então juiz Sergio Moro parcial, anulou a condenação do caso tríplex e anulou também outras ações por ter considerado a Vara de Curitiba incompetente, portanto, o senhor não deve nada à Justiça”, declarou, na ocasião.
No vídeo editado pelo PT, o ex-presidente aparece dizendo logo em seguida que, se voltar ao Palácio do Planalto, vai combater a corrupção e investigar suspeitos “em qualquer hipótese, por menor ou maior que sejam” os indícios.
Além de usar o vídeo com a fala de William Bonner, o PT impulsionou a publicação, ou seja, pagou para o Google mostrá-la para mais pessoas. Em nota oficial, a Globo confirmou que pediu a retirada do material.
“Na Era das Redes Sociais, tudo o que vai ao ar é usado, sem possibilidade de controle. Diante disso, a pedido de todos os partidos, a Globo preferiu autorizar o uso, desde que fossem 30% do total da entrevista. Uma autorização de boa-fé, na suposição de que não haveria edição. Procurado pela Globo, o PT informou que a peça foi retirada do ar”, diz o comunicado da emissora.