Já está no ar, disponível na plataforma de streaming Brasil Paralelo, a série documental Guerra do imaginário. Trata-se de uma produção inédita no país que aborda a vida e a obra dos escritores Gilbert Keith Chesterton, John Ronald Reuel Tolkien, o J. R. R. Tolkien, e Clive Staples Lewis, comumente referido como C. S. Lewis.
Com apresentação de Victor Lucio, a mediatech promoveu um evento de lançamento para se debruçar sobre questões relacionadas à trilogia.
A transmissão ao vivo aconteceu nesta última quinta-feira (25) e teve 1 hora e 58 minutos de duração. Ao longo do evento on-line, foram exploradas diversas abordagens com contribuições do sociólogo e jornalista Thiago Cortês, do psicólogo Jota Borgonhoni, e do responsável pelo setor gráfico da Brasil Paralelo, Alexandre Azevedo.
Durante a live, é dito que Guerra do Imaginário diz respeito a um conjunto de elementos intelectualmente organizados e ofertados de forma relacional que usam o meio da arte, da civilização e dos costumes como campo de combate para gerar uma transformação de mente e de atitudes, resultando em uma mobilização de massas.
Outro ponto observado é que Chesterton, Lewis e Tolkien foram grandes defensores de valores ocidentais e, por consequência, urge a necessidade de o histórico desses escritores reverberarem novamente nos dias atuais. O documentário foi narrado pelo dublador Hélio Vaccari, a voz de Gandalf, de O Senhor dos Anéis, e conta com dezenas de entrevistas com especialistas no assunto, incluindo Joseph Pearce, biógrafo dos três autores.
Guerra do Imaginário já compõe o catálogo da BP Select. A ferramenta de streaming custa R$ 19 mensais e, ao assinar, também é liberado acesso a produções famosas como Entre Lobos, A Crise dos 3 Poderes, O Fim da Beleza, entre outros.