Integrantes da Polícia Federal (PF) começaram nesta segunda-feira (22) a inspecionar, na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em Brasília (DF), os códigos-fonte da urna eletrônica, bem como de todo o sistema eletrônico de votação.
Técnicos da PF com conhecimento sobre linguagem de programação devem realizar o procedimento até o dia 16 de setembro, em uma sala destinada a esse fim no subsolo da Corte. Durante esse tempo, eles poderão receber informações e tirar dúvidas com os técnicos do Tribunal.
Além da PF, instituições como o Ministério Público Federal (MPF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) também enviaram técnicos para inspecionar os códigos-fonte do sistema eletrônico de votação. Atualmente, além da PF, membros das Forças Armadas também realizam o procedimento.
Em eleições anteriores, a abertura dos códigos para inspeção ocorreu sempre seis meses antes do pleito. No atual processo eleitoral, porém, o TSE decidiu abrir o acesso aos códigos em outubro de 2021, um ano antes da votação.