O presidente Jair Bolsonaro (PL) se envolveu em uma confusão nesta quinta-feira, 18, na saída do Palácio da Alvorada, em Brasília.
O chefe do Executivo foi provocado pelo youtuber Wilker Leão, que costuma ficar gravando vídeos no local, quase sempre em tom provocativo, mirando o mandatário e seus apoiadores. Como de praxe, Bolsonaro foi cumprimentar pessoas que diariamente marcam presença no “cercadinho” da Alvorada.
Em determinado momento, Leão se aproximou do presidente e começou a fazer uma série de questionamentos, com direito a xingamentos. Enquanto falava, chegou a ser agredido. Nas imagens, não dá para saber quem o empurrou, fazendo com que ele perdesse o equilíbrio e caísse.
Na sequência, o youtuber continuou proferindo ataques verbais contra Bolsonaro, usando termos como “safado” e “tchutchuca do Centrão”. Durante as ofensas, o mandatário decidiu descer do carro oficial e tentou pegar o celular da mão do rapaz, além de ter o puxado pela camisa. Depois, os seguranças o afastaram.
Minutos seguintes, o presidente da República decidiu chamá-lo para mais perto e decidiu conversar com ele. Leão insistiu em adotar o tom que provocou o conflito. Bolsonaro, no entanto, disse que o responderia normalmente. Ao todo, ficou respondendo as indagações por quase 5 minutos.
O episódio pautou os principais veículos de comunicação do país, além de ter entrado para os assuntos mais comentados do Twitter Brasil.