O desemprego registrou queda em 22 dos 27 estados no segundo trimestre de 2022, em relação ao trimestre anterior, informou o IBGE nesta sexta-feira (12). Os demais cinco estados tiveram estabilidade no período, conforme a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) Trimestral.
O movimento reflete a queda expressiva na taxa de desocupação no último ano, que, de abril a junho, foi de 9,3%. O recuo representa 1,8 ponto percentual ante o primeiro trimestre do ano (11,1%).
A maior queda foi em Pernambuco, com recuo de 3,5 pontos na comparação trimestral. Na sequência, vêm Tocantins, Alagoas, Pará, Piauí e Acre, com quedas de cerca de 3 pontos.
As maiores taxas de desocupação foram da Bahia (15,5%), Pernambuco (13,6%) e Sergipe (12,7%). Em contrapartida, Santa Catarina (3,9%), Mato Grosso (4,4%) e Mato Grosso do Sul (5,2%) registraram os menores índices.
Na comparação anual, todas as 27 unidades federativas tiveram “queda significativa da taxa de desocupação”, disse o instituto.