Os ministros Ricardo Lewandowski e Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram recebidos pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta última quarta-feira (10) no Palácio do Planalto.
O motivo da visita foi a entrega de um convite ao mandatário para participar do evento de posse no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que acontecerá em 16 de agosto. Na ocasião, Moraes será empossado como presidente da Corte, enquanto a vice-presidência ficará com Lewandowski.
Nos últimos meses, o chefe do Executivo federal e os integrantes da Suprema Corte protagonizaram atritos publicamente. O presidente já fez várias críticas às decisões de Moraes, por considerá-las ilegais, e chegou a pedir o impeachment dele ao Senado.
Participaram do encontro, além de Bolsonaro, Moraes e Lewandowski, os ministros Ciro Nogueira (Casa Civil), Paulo Guedes (Economia), Bruno Bianco (Advocacia-Geral da União) e Fábio Faria (Comunicações), além do secretário-geral do STF.
A conversa durou cerca de 50 minutos. Em um aceno, Bolsonaro entregou a Moraes uma camisa do Corinthians. Na ocasião, prometeu comparecer à cerimônia no TSE e disse querer eleições ‘transparentes e tranquilas’ em outubro.