Um civil que portava legalmente sua arma de fogo impediu uma tragédia ainda mais grave ao atirar em um homem que abriu fogo contra os frequentadores de um shopping. O caso aconteceu neste último domingo (17) na cidade de Greenwood, nos arredores de Indianápolis, nos Estados Unidos.
Antes de ser alvejado pelo civil, o atirador matou três pessoas. Outras duas foram feridas e socorridas. O criminoso estava sozinho e portava um rifle com vários pentes de munição, indicando que pretendia realizar um massacre.
A polícia não divulgou os nomes das vítimas, do atirador nem do civil que agiu em legítima defesa de terceiros. Na ocasião, clientes e funcionários do estabelecimento se espalharam ao som dos tiros ou se esconderam.
“Até agora não sabemos a identidade ou o motivo do atirador. Sabemos que alguém que estamos chamando de ‘Bom Samaritano’ conseguiu atirar no agressor e impedir mais derramamento de sangue. Esta pessoa salvou vidas nesta noite. Em nome da cidade de Greenwood, sou grato por sua ação rápida e heroísmo nesta situação”, afirmou o prefeito Mark W. Myers
No mesmo sentido, o chefe de polícia da cidade, Jim Ison, declarou que “o verdadeiro herói é o cidadão que portava legalmente uma arma de fogo naquela praça de alimentação e conseguiu parar o atirador assim que começou”. Ele descreveu o transeunte armado legalmente como um homem de 22 anos.
O caso ocorre em meio a investidas do governo de Joe Biden para restringir o porte de armas no país. O Comitê Judiciário da Câmara dos Deputados deve analisar uma proposta de legislação, esta semana, que baniria as chamadas armas de assalto.