O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a tecer críticas contra os integrantes do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), além de questionar a ‘falta de transparência’ nas eleições de outubro.
Para o chefe do Executivo, uma recente fala do ministro Edson Fachin evidencia ainda mais o sentimento de desconfiança eleitoral. Na ocasião, o magistrado esteve em um evento nos Estados Unidos, reunido com outros colegas do Supremo Tribunal Federal (STF). Fachin disse que o Brasil pode ter uma versão ainda mais grave da invasão ao Capitólio.
— O que se tem dito no Brasil é sobre a ocorrência de um episódio ainda mais agravado do que 6 de janeiro daqui [dos EUA] do Capitólio — alegou.
O episódio mencionado aconteceu em janeiro do ano passado, quando um grupo de pessoas insatisfeitas com o processo eleitoral norte-americano entrou no Congresso dos EUA. O ato resultou em um conflito com morte e feridos.
Bolsonaro reage
O presidente da República reagiu aos rumores. Ao comentar o assunto, Bolsonaro declarou que o ministro já sabe qual será o resultado das urnas eletrônicas.
— Se ele fala isso, é porque ele tem a certeza de que o candidato dele, que ele tirou da cadeia, vai ganhar. Como ele pode ter essa certeza? Não vou entrar em detalhes o que eu penso, mas lamento [Fachin] agir dessa maneira — recordou, sustentando que o petista voltou a ser elegível após decisão do Supremo, em 2021.