O líder chinês Xi Jinping desembarcou em Hong Kong nesta quinta-feira (30) para comemorar os 25 anos do retorno da cidade à China.
Ao chegar no local, o mandatário comunista afirmou que a ex-colônia britânica “renasceu das cinzas” e elogiou o sistema de governo. “Meu coração e o coração do governo central estão sempre com os compatriotas de Hong Kong”, disse ele.
Xi foi recebido pela ex-chefe do Executivo Carrie Lam e pelo novo líder da ilha, John Lee. Foi a primeira viagem dele para fora da chamada China continental depois da pandemia de covid-19.
Hong Kong é o principal polo de tensão na política interna chinesa, desde que protestos massivos contra o controle do Partido Comunista Chinês (PCCh) aumentaram nos últimos anos. Pequim, sob a liderança de Xi, respondeu com uma dura campanha de repressão aos manifestantes.
Em 2020, uma nova lei de segurança nacional serviu como aparato legal para o uso da força em atos pela democracia que começaram pacíficos. A legislação também restringiu a liberdade de expressão, e jornais e emissoras foram fechados pelo Estado, que também alterou o currículo escolar.