O presidente Jair Bolsonaro (PL) segue avaliando quem ele escolherá para ocupar a vaga de vice na chapa presidencial deste ano.
Nos bastidores, interlocutores do Palácio do Planalto têm dito que o nome do general Walter Braga Netto é dado, por ora, como certo. No entanto, enquanto não decide definitivamente, Bolsonaro avalia o nome da ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
O mandatário tem reiterado que não descarta a possibilidade de escolhê-la, visto que enxerga nela um “excelente nome”, além de dizer que ela possui muito “poder de articulação”.
Em conversa privada com aliados do alto escalão, Bolsonaro tem visto uma divisão nítida. De um lado, há quem defenda Braga Netto por considerar que a população deposita muita confiança em nomes de quem têm um histórico militar nas Forças Armadas. De outro, há quem diga que Tereza Cristina conseguiria somar muito mais na função, consolidando o público voltado ao campo e agronegócio, além de eventualmente atrair o eleitorado feminino, segmento em que o chefe do Executivo Federal tem encontrado um pouco de dificuldade para conquistar, segundo números de pesquisas eleitorais.
A expectativa é que Bolsonaro defina o tão cogitado nome até o mês de julho. Até lá, ele fará alguns testes de popularidade e vai buscar ver a reação dos apoiadores em torno dos dois nomes.