A Microsoft anunciou nesta quarta-feira (15) que encerrará o suporte ao navegador Internet Explorer (IE), aposentando a ferramenta e descontinuando atualizações.
Segundo a empresa, quem ainda usa o programa será redirecionado para o Edge, navegador mais atual da companhia. O Internet Explorer foi lançado há 27 anos, junto com o sistema operacional Windows 95.
No auge de 2002, o navegador comandava 95% do mercado. Anos depois, em meio a fracassos e falta de atualização, os consumidores migraram para outros dispositivos, como Google Chrome e Mozilla Firefox, e o número de usuários caiu abaixo do limite de 50% em 2010.
“O Edge não é apenas uma experiência de navegação mais rápida, segura e moderna do que o Internet Explorer, mas também é capaz de resolver uma preocupação importante: compatibilidade com sites e aplicativos antigos e legados”, afirmou, em nota, a Microsoft.
Nos primeiros quatro meses deste ano, o IE constava em apenas 1,8% dos sistemas operacionais Windows, segundo dados do rastreador NetMarketShare. O Chrome, apontado como o mais rápido, é o líder, com 73% do mercado.