A novela em que se transformou a chamada terceira via parece ter chegado ao fim. Isso porque o PSDB sinalizou, nesta última quarta-feira (8), apoio ao nome de Simone Tebet (MDB) na disputa presidencial.
A partir desse acordo, os tucanos indicarão o nome do senador Tasso Jereissati (CE) como candidato a vice-presidente na chapa com a parlamentar sul-mato-grossense.
O combinado foi selado em uma reunião com a participação dos presidente que integram a ‘tríplice aliança’ da terceira via: PSDB, MDB e Cidadania.
O tratado já estava encaminhado desde a semana passada, mas ainda faltava definir a questão envolvendo o ex-governador gaúcho Eduardo Leite (PSDB), que era cotado como possível vice de Tebet.
O gaúcho, no entanto, decidiu formar uma coligação com o MDB a fim de disputar novamente o governo do Rio Grande do Sul em outubro.
Após todas as partes concordarem com os termos acertados, os principais líderes do PSDB e MDB manifestaram otimismo e foram às redes sociais comemorar.
“Nesse importante momento da história do país, será encaminhado, nesta quinta-feira (9), na Executiva Nacional do PSDB, a proposta de coligação com o MDB para eleição de presidente da República com o nome da senadora Simone Tebet”, escreveu Bruno Araújo, presidente nacional da legenda tucana.
Na mesma linha comentou o presidente do Cidadania, Roberto Freire, afirmando que, “apesar da descrença de muitos”, o momento “histórico foi construído”.
A partir de agora, os planos dos dirigentes partidários serão focados em impedir que a ala que defendia candidatura própria atrapalhe a negociação. Esse grupo é liderado pelo deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG).