A Câmara Municipal de São Paulo aprovou nesta última quinta-feira (26) a criação do Dia da Harmonização Facial, a ser comemorado no dia 29 de janeiro.
A proposta é de autoria dos vereadores Isac Félix (PL) e Sandra Santana (PSDB).
Na justificativa da ideia legislativa, alega-se que “a apresentação pessoal é uma necessidade fundamental na vida das pessoas” e que “essa preocupação não raras vezes gera um trauma psicológico”.
Com isso, os parlamentares argumentam que “o projeto visa reconhecer um novo ofício que está surgindo e pode ajudar muitas pessoas”.
O vereador Isac Félix emitiu nota alegando que a sugestão também demonstra preocupação com vítimas de violência doméstica – ainda que a harmonização facial não seja considerada uma cirurgia plástica ou corretiva.
“Como vereador atuante nas comunidades, recebo inúmeros depoimentos e histórias de mulheres que sofreram violências terríveis que resultaram em cicatrizes em suas faces e corpos, causando-as baixa autoestima, inseguranças e sentimento de rejeição. Além disso, muitas dessas mulheres perderam oportunidades de emprego por conta das visíveis cicatrizes”, diz o comunicado.
O vereador Fernando Holiday (Novo), segundo-secretário da Casa, não se conteve e deu risadas ao ler sobre a aprovação do projeto, bem como os outros colegas próximos a ele.