A TV Globo, com o passar dos anos, começou a presenciar uma fuga de público jamais vista desde a fundação do veículo. Apesar de ainda manter a liderança entre os canais abertos de televisão, o conglomerado da família Marinho tem enfrentado dificuldades para alcançar números expressivos no ranking de audiência.
Atualmente, na briga pelo primeiro lugar, a Globo perde diariamente para diversos canais de TV. O que antes era algo quase inimaginável, tornou-se rotina na grade de programação. Até mesmo os principais telejornais não emplacam mais números avassaladores, especialmente no horário nobre.
Em processo de reformulação, agora a tentativa é de se reaproximar do segmento religioso, especialmente do público cristão. Internamente, o alto escalão da emissora notou o crescimento do reduto conservador, que rejeita a atual linha editorial e dramaturga do grupo.
Anos atrás, a Globo até que tentou se aproximar dos cristãos, inserindo programações com personalidades evangélicas, incluindo nomes da música gospel, como Ana Paula Valadão, Diante do Trono e Aline Barros. À época, a decisão ousada rendeu números impressionantes, fazendo com que o veículo renovasse a presença do setor gospel na grade, com nível de frequência mensal.
Em meados de 2014, no entanto, a emissora passou a adotar um tom mais incisivo em torno de algumas agendas sociais, flertando abertamente com bandeiras progressistas. Desde então, houve um novo afastamento em relação ao público mais conservador.
Agora, sentindo os impactos sofridos na audiência, com perdas milionárias, a Globo vai tentar se reaproximar dos religiosos. A nova novela das 7, que deve estrear em novembro, terá um protagonista evangélica. Intitulada de ‘Vai Na Fé’, a trama contará a trajetória da personagem Solange, uma vendedora de marmita, descrita como “mulher cristã, muito apegada à fé e aos ensinamentos do pastor”.
A nova aposta da Globo deve mirar nos telespectadores que deixaram de consumir os seus conteúdos para acompanhar as novelas bíblicas da Record TV.