O departamento de educação da Flórida, nos Estados Unidos, confirmou nesta última segunda-feira (18) a rejeição de cerca de 54 livros de matemática em razão da proliferação de ideologias de esquerda.
Autoridades citaram supostas referências a ‘tópicos proibidos’, como a chamada teoria racial crítica, doutrina que prega o antirracismo a partir do viés marxista.
Em nota, o órgão informou que alguns dos livros não cumprem os padrões de conteúdo do estado nem as Referências para Raciocínio Estudantil de Excelência.
Cerca de 21% dos materiais didáticos foram negados “porque incorporam conteúdo de tópicos proibidos ou estratégias não solicitadas, incluindo CRT [teoria racial crítica, na sigla em inglês]”, diz o texto.
A medida polêmica gerou críticas de políticos do Partido Democrata, que alegaram censura, mas ganhou o apoio de simpatizantes do Partido Republicano, que sustentaram a existência de doutrinação.
Em discurso, o governador republicano da Flórida, Ron DeSantis, parabenizou o anúncio do departamento de educação e disse que a ideologização não deve fazer parte da rede de ensino.
“Matemática é sobre obter a resposta certa, não sobre como você se sente ou [sobre] ideologias. Na Flórida, educaremos os nossos filhos, não os doutrinaremos”, declarou.
https://twitter.com/ThaisConexao/status/1516186186758430720