As autoridades de Xangai registraram nesta segunda-feira (18) as primeiras três mortes por covid-19 do mais recente surto na cidade, que está sob confinamento rígido, o lockdown, há pelo menos três semanas.
O governo local disse que os três infectados que foram a óbito eram idosos, tinham comorbidades como diabetes e hipertensão e não estavam totalmente vacinados.
“Após entrar no hospital, a condição de saúde de cada um se agravou, e acabaram por morrer, apesar de várias tentativas para salvá-los”, afirmou Wu Ganiu, integrante da Comissão de Saúde da região.
Desde o início da pandemia, a totalidade de mortes na China aumenta assim para 4.641. O regime comunista defende uma estratégia de “tolerância zero”, que inclui o isolamento de todos os casos positivos, o bloqueio de cidades inteiras e o fechamento de inúmeros setores da economia.
Na cidade de Wenzhou, por exemplo, o Estado permitiu a oferta de recompensas de até 50 mil yuans (cerca de 36 mil reais) por denúncias sobre moradores que esconderem seu estado de saúde.