O presidente russo Vladimir Putin voltou a dizer que as sanções aplicadas por países ocidentais contra a Rússia são semelhantes a uma declaração de guerra.
Ele alertou que qualquer tentativa de aplicar uma zona de exclusão aérea na Ucrânia equivaleria a entrar no eixo de conflito.
A Ucrânia e os países ocidentais têm tratado as declarações como um pretexto infundado para a invasão que ele lançou em 24 de fevereiro.
“Essas sanções que estão sendo impostas são semelhantes a uma declaração de guerra, mas graças a Deus não chegou a isso”, disse Putin.
Ainda de acordo com ele, qualquer tentativa de outra potência de impor uma zona de exclusão aérea na Ucrânia passaria a ser configurada pela Rússia como um aceno claro para dentro de um conflito militar.
“Vamos considerá-los [esses países] imediatamente como participantes de um conflito militar, e não importa integrantes de quais organizações sejam”, garantiu.
“É impossível fazê-lo no próprio território da Ucrânia. Só é possível a partir do território de alguns estados vizinhos. Mas qualquer movimento nessa direção será considerado por nós como participação em um conflito armado”, concluiu.