Conforme noticiou o Conexão Política, o Ministério das Relações Exteriores (MRE) informou que está preparando um plano de evacuação dos brasileiros que estão na Ucrânia.
Como se sabe, o país do Leste Europeu começou a ser invadido por forças militares da Rússia durante a madrugada. Estima-se que a comunidade brasileira seja de aproximadamente 500 pessoas.
Ainda não há data nem locais definidos para a retirada dos brasileiros. Por conta do fechamento do espaço aéreo, a evacuação deve ser realizada via terrestre.
Orientações do governo brasileiro
Com a medida anunciada, as autoridades brasileiras estão pedindo aos brasileiros que estão em Kiev, capital da Ucrânia, que continuem em suas residências, seguindo a recomendação das autoridades do país europeu.
Já os brasileiros que estão no Leste do país estão sendo orientados a deixarem a região imediatamente, por meios próprios.
Conforme o governo brasileiro, serviços de trem, por exemplo, estão funcionando.
Para os brasileiros que estão em Odessa, Sul da Ucrânia, a orientação é que eles cruzem a fronteira com a Moldávia, que está próxima. Pelo mesmo motivo, os cidadãos do Brasil em Lviv, Oeste do país, estão sendo orientados a ir para Polônia.
O Itamaraty recomendou também que as pessoas evitem deslocamentos fora do horário do toque de recolher, estabelecido pelo governo ucraniano, e se abriguem em locais distantes de instalações militares e de infraestrutura energética e de comunicações.
Por fim, Itamaraty destacou que as embaixadas em Varsóvia (Polônia), Minsk (Bielorrússia), Bucareste (Romênia), Bratislava (Eslováquia) e Moscou (Rússia) estão trabalhando em regime de plantão para atender demandas de brasileiros que cheguem nestes países vindos da Ucrânia.