O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub deve prestar depoimento à Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira (4).
A determinação ocorre após um vídeo publicado nas redes sociais em que são compartilhadas, segundo alegações de Moraes, “diversas informações falsas” sobre a Corte e seus integrantes.
No vídeo mencionado, Weintraub concede entrevista ao podcast Inteligência Ltda, e chega a dizer que um dos membros do STF teria demonstrado interesse em comprar sua casa no Brasil. A justificativa seria de que [o ex-ministro da Educação] não retornaria ao país após a ida aos Estados Unidos para assumir a diretoria do Banco Mundial.
“Moro numa casa, num condomínio fechado, uma casa boa. Um juiz do STF estava procurando casa na região, dentro do condomínio. Viu a minha casa e falou: ‘Pô, casa bonita, hein? De quem é?’ Falaram: ‘Abraham Weintraub’. ‘Pergunta para ele se não quer vender para mim’. ‘Não está à venda’. ‘Pergunta se ele não quer vender para mim, já que ele não vai voltar para o Brasil’. O que acha disso? É adequado? Esse juiz me negou habeas corpus. Foi um dos dez que me negaram habeas corpus”, afirmou o ex-integrante do governo federal.
Moraes determinou ainda que o YouTube disponibilize “a íntegra do material relacionado à entrevista” e que o processo seja encaminhado à Procuradoria-Geral da República (PGR) para emissão de parecer sobre o caso.