A coluna Radar, da Veja, afirma ter ouvido fontes do STF, que dizem que o presidente Jair Bolsonaro (PL) pode ser enquadrado por crime de responsabilidade, caso descumpra a decisão do ministro Alexandre de Moraes.
O magistrado do Supremo determinou que o chefe do Executivo federal preste depoimento nesta sexta-feira (28) no inquérito que apura o vazamento de documentos sigilosos em uma transmissão do presidente em redes sociais.
O ministro também retirou o sigilo da investigação e ordenou que, após o interrogatório, a PF conclua o inquérito.
“Em uma República, o investigado – qualquer que seja ele – está normalmente sujeito ao alcance dos poderes compulsórios do Estado necessários para assegurar a confiabilidade da evidência, podendo, se preciso, submeter-se à busca de sua pessoa ou propriedade, dar suas impressões digitais quando autorizado em lei e ser intimado para interrogatório”, sustenta Moraes na decisão.
Bolsonaro, conforme o parecer, terá que chegar pontualmente às 14h no prédio da Superintendência da Polícia Federal de Brasília.
Ainda segundo a coluna, a delegada Denisse Dias Rosas Ribeiro já foi comunicada oficialmente pela Corte sobre a oitiva do mandatário.