Pelo menos 34 pessoas morreram e 17 continuam desaparecidas após a erupção do Semeru, o maior vulcão da ilha de Java, de acordo com o novo balanço das autoridades indonésias divulgado nesta quarta-feira (7).
De acordo com o porta-voz da Agência Nacional de Desastres da Indonésia, Abdul Muhari, o número de mortos subiu de 22 para 34, além de outras 51 pessoas que se feriram com queimaduras. Ao todo, aproximadamente 5 mil pessoas foram afetadas pela erupção do Semeru.
O vulcão está em atividade intermitente, com várias erupções todos os dias desde o último final de semana. As fortes chuvas estão dificultando o trabalho das equipes de resgate, que procuram sobreviventes nas 11 comunidades da região.
A Indonésia situa-se no chamado “Anel de Fogo” do Pacífico, onde o encontro de placas continentais causa elevada atividade sísmica. O arquipélago do Sudeste Asiático tem quase 130 vulcões ativos.
No fim de 2018, a erupção de um vulcão entre as ilhas de Java e Samatra provocou um deslizamento de terra subaquática e um tsunami, matando cerca de 400 pessoas.