O governo brasileiro e a farmacêutica norte-americana Pfizer assinaram nesta segunda-feira (29) contrato para a compra de 100 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 para aplicação em 2022.
A expectativa, segundo o Ministério da Saúde, é que os imunizantes comecem a ser entregues nos três primeiros meses do ano.
O tratado prevê ainda a aquisição de mais 50 milhões de imunizantes caso haja necessidade. As doses devem ser entregues de forma trimestral, sendo 20 milhões até março; 25 milhões até junho; 35 milhões até setembro e 19,9 milhões no último trimestre.
“O contrato ainda contempla qualquer mudança na composição das doses conforme o surgimento de novas variantes da Covid-19, se houver necessidade”, destacou o órgão.
Em 2021, o governo Bolsonaro a companhia farmacêutica firmaram acordos para aquisição de 200 milhões de doses. As entregas devem ser finalizadas até dezembro deste ano. Desse total, mais de 139 milhões, segundo a pasta, já foram distribuídas aos estados e ao Distrito Federal.