Kyle Rittenhouse, de 18 anos, foi absolvido nesta sexta-feira (19) de todas as acusações que pesavam contra ele. O julgamento aconteceu em Kenosha, no estado americano de Wisconsin.
O ex-cadete de polícia era acusado de praticar pelo menos cinco crimes: homicídio doloso, homicídio culposo, tentativa de homicídio e duas imputações por supostamente colocar a segurança de terceiros em risco.
Após quatro dias de deliberações, os doze integrantes do júri determinaram a sua absolvição, por considerarem que as ações dele estavam resguardadas pela legitima defesa.
Entenda o caso
Em agosto de 2020, Rittenhouse matou dois homens e feriu um terceiro durante um protesto do movimento esquerdista Black Lives Matter (BLM) contra a morte de Jacob Blake, homem negro baleado pela polícia durante abordagem.
O ato, na ocasião, foi marcado por tumultos, vandalismos e saques. Com a situação fora de controle e o “clima de guerra” instaurado na região, publicações nas redes sociais convocaram “patriotas” para irem até Kenosha a fim de “proteger as vidas e as propriedades”.
Na época com 17 anos, ele saiu de Illinois armado com um rifle semiautomático, o que levou o Ministério Público a acusá-lo de provocar a violência.
A defesa do jovem, por sua vez, sustentou que seu atos estiveram dentro do conceito americano de legítima defesa, uma vez que ele precisou reagir para salvar a própria vida após ser chutado, atingido na cabeça com um skate e ter uma arma apontada para sua cabeça.
Os dois homens que foram mortos eram brancos, assim como o que foi ferido — e o próprio Rittenhouse, agora livre de todas as acusações da promotoria.
Confira a reação na internet
Leitura do veredito no julgamento de Kyle Rittenhouse. pic.twitter.com/Jo1OG9bzfj
— Rafa Glau (@GlauRaf4) November 19, 2021
Parabéns ao herói Kyle Rittenhouse, que agiu em legítima defesa contra três TERRORISTAS (brancos) do Black Lives Matter, inclusive um envolvido em pedofilia.
Enorme derrota da esquerda, da imprensa e grande vitória da justiça e da verdade. https://t.co/N7fyBXJrxw
— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) November 19, 2021
https://twitter.com/l03n27/status/1461791210025234443
Kyle Rittenhouse que se defendeu, legitimamente, com armas, dos ataques COVARDES de fascistas, que se auto denominam “ANTIFAS”, no ano passado, acaba de ser inocentado de TODAS AS ACUSAÇÕES.
Veja sua COMOÇÃO ao escutar o, MAIS QUE JUSTO, veredicto. pic.twitter.com/ytiUotV0zL— Filipe Sabará (@FilipeSabara) November 19, 2021
Saiu o veredito do julgamento do Kyle Rittenhouse. Felizmente, legítima defesa ainda segue sendo respeitada pelo estado. Pelo menos nos estados unidos. Não há muito que comemorar nesse sentido no Brasil. pic.twitter.com/BTRANZaodZ
— ANCAP.SU (@ancapsu) November 19, 2021
RITTENHOUSE INOCENTE :: Pessoas comemoram em frente ao prédio da Corte de Kenosha o veredito que inocentou Kyle Rittenhouse de todas acusações contra ele. pic.twitter.com/wdQ7hVrgKT
— Direto da América (@DiretoDaAmerica) November 19, 2021
Kyle Rittenhouse ilibado em tribunal americano; daqui a pouco começa o julgamento do tribunal da internet
— Patrícia (@patyarqt) November 19, 2021
O jovem Kyle Rittenhouse foi INOCENTADO de todas as acusações! Ele se defendeu, legitimamente, com armas, dos ataques COVARDES de fascistas, que se auto denominam “ANTIFAS”, no ano passado, nos Estados Unidos.
A legítima defesa venceu, mais do que justo. pic.twitter.com/9Um3fm9Pt1— Deputado Peninha (@deputadopeninha) November 19, 2021