O presidente Jair Bolsonaro e a delegação governista viajaram na sexta-feira (12) aos Emirados Árabes Unidos, primeira escala de viagem a países do Golfo Pérsico, que também os levaram ao Bahrein (16), encerrando a missão no Catar, neste dia 17. Membros do gabinete presidencial, bem como representantes do Congresso Nacional e do empresariado brasileiro integraram a comitiva internacional.
Emirados Árabes Unidos
A convite de Sua Alteza Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum, vice-presidente e primeiro-ministro dos Emirados Árabes Unidos e governante de Dubai, e Sua Alteza Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan, príncipe herdeiro de Abu Dhabi e subcomandante supremo das Forças Armadas dos Emirados Árabes Unidos, o presidente Jair Bolsonaro fez a sua segunda visita aos Emirados Árabes Unidos entre 13 a 16 de novembro.
Em Dubai, o mandatário foi recebido pelo Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum. À luz da parceria estratégica entre as duas nações, os dois líderes discutiram as relações bilaterais e formas de aprimorar a cooperação no contexto de oportunidades futuras, enfatizando interesses comuns para sustentar os laços de amizade. Além disso, o chefe do Executivo brasileiro concedeu ao Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum o Grande Colar da Medalha Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta classificação da ordem concedida a chefes de Estado.
Durante a reunião, diversos acordos e memorandos de entendimento foram assinados, incluindo um específico para parceria entre o Centro de Estudos e Pesquisas Estratégicas dos Emirados (ECSSR) e a Fundação Alexandre de Gusmão (FUNAG); e outro entre o Ministério da Educação dos Emirados Árabes Unidos e o Ministério da Educação do Brasil (MEC) sobre cooperação na área educacional.
Em sua fala, Bolsonaro destacou que a visita aconteceu por ocasião do Jubileu de Ouro dos Emirados Árabes Unidos em comemoração à unificação do país de sete emirados em um Estado moderno que desempenha um papel importante na comunidade internacional. Também destacou os notáveis desenvolvimentos alcançados pelos Emirados Árabes Unidos nas últimas cinco décadas. Por sua vez, Sua Alteza Xeque Mohammed bin Rashid Al Maktoum parabenizou o Brasil pelo 200º aniversário de sua Independência, que será comemorado em 2022.
Em 14 de novembro, o presidente participou da cerimônia de abertura da 17ª edição do Dubai Airshow, o maior evento comercial aeroespacial do mundo. As autoridades dos Emirados deram as boas-vindas à significativa participação do Brasil por meio do pavilhão nacional brasileiro e do pavilhão da Empresa Brasileira de Aeronáutica S.A (Embraer), que representa a indústria de defesa brasileira.
Em 15 de novembro, o líder tupiniquim participou da celebração do Dia Nacional do Brasil na Expo 2020 Dubai. Bolsonaro, na ocasião, parabenizou os líderes dos Emirados por realizarem a Expo 2020 Dubai, o primeiro grande evento global aberto ao público e realizado pessoalmente desde o início da pandemia da Covid-19.
O presidente foi então recebido por Sua Alteza Xeque Mohamed bin Zayed Al Nahyan em Abu Dhabi. Ambos os chefes de Estado discutiram relações bilaterais e questões regionais de interesse mútuo. Além disso, o Xeque Al Nahyan também foi agraciado com o Grande Colar da Medalha Nacional do Cruzeiro do Sul.
No encontro, os líderes analisaram questões bilaterais urgentes e concordaram em continuar a aprofundar a atual parceria estratégica bilateral. As duas partes manifestaram interesse em realizar a primeira reunião no âmbito de um acordo assinado que será assinado entre o Brasil e os Emirados Árabes Unidos em 2022 para discutir temas que incluam paz e segurança, desenvolvimento sustentável, cooperação econômica, energia renovável, turismo, cultura e esportes.
🇦🇪 Presidente @jairbolsonaro encontra com o Princípe Herdeiro de Abu Dhabi, Sheik Mohammed bin Zayed, mas mais pareciam bons amigos se revendo.
E essa relação amistosa se converte em investimentos emiráticos no Brasil, como o fundo Mubadala que…
(Continua👇) pic.twitter.com/OWgqNHesj2— Eduardo Bolsonaro🇧🇷 (@BolsonaroSP) November 15, 2021
Os mandatários reafirmaram a importância de promover a cooperação econômica bilateral e expressaram a intenção de aprofundá-la. Em 2021, o total de ativos dos Emirados Árabes Unidos no Brasil ultrapassou US$ 10 bilhões, enquanto pelo menos 30 empresas brasileiras operavam naquele país.
No dia 15 de novembro, o presidente participou da cerimônia de abertura do Fórum de Investimentos Brasil-Emirados, em uma demonstração do desejo dos líderes empresariais dos dois países em estreitar o relacionamento econômico bilateral.
Bolsonaro reconheceu o importante papel que os Emirados Árabes Unidos desempenham no setor de logística global e no Brasil em particular. Os líderes dos Emirados deram as boas-vindas à adesão das operadoras brasileiras à iniciativa do Passaporte de Logística Mundial de Dubai e expressaram seu desejo de que as empresas e os fundos árabes expandam ainda mais seu envolvimento notável nos setores brasileiros de logística e infraestrutura.
Confiantes na experiência e capacidade do agronegócio brasileiro para ajudar a alcançar a estratégia de segurança alimentar dos Emirados Árabes Unidos, os dois países expressaram sua intenção de fortalecer a cooperação bilateral.
Bahrein
Na terça (16), o chefe do Executivo federal inaugurou em Manama a embaixada brasileira no Bahrein. É a primeira vez que um chefe de governo brasileiro visita o país localizado no Oriente Médio.
As duas nações mantêm relações diplomáticas desde 1971, mas os interesses do Brasil até então eram intermediados pela embaixada no Kuwait. A criação de uma representação distinta no país levará ao aprofundamento dos laços comerciais entre as duas nações.
Atualmente, o Bahrein ocupa o quarto lugar entre os países do Oriente Médio em transações comerciais com o Brasil.
Em seu discurso de posse da nova sede brasileira, o presidente disse que há amplo espaço para a expansão dos negócios bilaterais. Ele também disse estar feliz com a inauguração da representação diplomática, um passo importante para a aproximação dos dois países.
Bolsonaro ainda se encontrou com o rei do Bahrein, Hamad Isa bin Kalifa. Ele foi recebido com um almoço no Palácio Real e assinou acordos de cooperação nas áreas de política, cultura e esportes.
– Sessão especial do Centro Global Rei Hamad para a Coexistência Pacífica.
– Manama, Reino do Bahrein.🇧🇭
– 16/Novembro/2021.
– Presidente Jair Bolsonaro. pic.twitter.com/u2CV7MfVNT— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) November 16, 2021