A Secretaria Especial de Cultura publicou nesta segunda-feira (8) no Diário Oficial da União (DOU) uma portaria que veta a exigência do passaporte de vacinação em projetos financiados pelo Estado, através da Lei Rouanet.
A medida foi anunciada pelo secretário de Cultura, Mario Frias, por meio das redes sociais. Na publicação, ele afirmou que a proposta “visa garantir que medidas autoritárias e discriminatórias não sejam financiadas com dinheiro público federal e violem os direitos mais básicos da nossa civilização”.
O texto da portaria, por sua vez, afirma o seguinte: “Fica vedado pelo proponente a exigência de passaporte sanitário para a execução ou participação de evento cultural a ser realizado, sob pena de reprovação do projeto cultural e multa”.
Sancionada pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) em 1991, a Lei Rouanet institui o Programa Nacional de Apoio à Cultura e permite que pessoas físicas e jurídicas invistam em projetos culturais mediante benefícios fiscais.
A proibição do famigerado Passaporte de Vacinação, nos projetos da Lei Rouanet, visa garantir que medidas autoritárias e discriminatórias não sejam financiadas com dinheiro público federal e violem os direitos mais básicos da nossa civilização. pic.twitter.com/leoIcz4G1J
— MarioFrias (@mfriasoficial) November 8, 2021