Imagem: AFP
O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou neste sábado (3) a candidatura de seu líder condenado e encarcerado pela justiça em 2a instância, Luiz Inácio Lula da Silva.
“Hoje, nesta data histórica da convenção do PT, nós dizemos ao Brasil que Lula é nosso candidato”, afirmou a presidente do partido, Gleisi Hoffmann.
Para ela, “Não existe política no Brasil sem falar de Lula e do PT”.
O PT ainda não revelou qual é o nome que preencherá a vaga de vice no páreo do partido.
LULA: INELEGÍVEL
No entanto, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva não pode participar das eleições do pleito de 2018.
Por unanimidade, os desembargadores da 8ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região) condenaram Lula a 12 anos e 1 mês de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro.
A Lei da Ficha Limpa garante que condenados por órgãos colegiais se tornem inelegíveis — impedindo, assim, qualquer possibilidade do ex-presidente Lula disputar as eleições.
Márlon Reis, o Juíz da Ficha Limpa, disse sobre a situação de Lula:
“A inelegibilidade já havia acontecido quando houve a condenação, mesmo antes dos embargos de declaração. O que houve foi uma manutenção do estado de inelegibilidade do ex-presidente Lula. A Lei da Ficha Limpa estabelece que após a condenação pelo órgão colegiado ocorre inelegibilidade mesmo que ainda caibam recursos. Esta é a situação dele hoje: de inelegível”.