O míssil disparado a partir da costa leste da Coreia do Norte, nesta última terça-feira (28), foi um novo dispositivo hipersônico desenvolvido recentemente pelo país, anunciou a agência estatal norte-coreana KCNA.
O regime comunista disparou o míssil em direção ao mar a partir de sua costa leste, segundo as forças militares da Coreia do Sul, depois que o governo norte-coreano pediu que os Estados Unidos parem com seus “padrões duplos” sobre programas armamentistas.
O desenvolvimento do sistema de armas aumenta a capacidade defensiva da Coreia do Norte, disse a KCNA. O ditador Kim Jong-Un não inspecionou o lançamento, pelo que se sabe.
“No primeiro lançamento-teste, os cientistas de Defesa Nacional confirmaram o controle de navegação e a estabilidade do míssil na seção ativa”, informou a ditadura.
A KCNA disse ainda que o míssil, chamado Hwasong-8, performou de acordo com suas especificações técnicas, “incluindo a manobrabilidade e as características de voo planador da ogiva hipersônica desanexada”.
Tanto a Coreia do Norte quanto a Coreia do Sul fizeram testes de mísseis balísticos no dia 15 de setembro, no último episódio de uma corrida armamentista na qual os dois países desenvolveram armas cada vez mais sofisticadas, enquanto as iniciativas de negociações para diminuir as tensões se mostram infrutíferas.