O evento anual pró-família ‘Gyereket a magasba!’ (“Crianças nas alturas!”, em tradução literal) foi organizado pela quarta vez pelos movimentos conservadores ‘Hungria Amiga da Família’ e ‘Movimento dos Três Príncipes, Três Princesas’.
Não se trata de apenas um evento divertido para a família, mas também uma festividade paralela à 4ª Cúpula Demográfica de Budapeste ocorrida na quinta-feira (23), que contou com a presença de muitos líderes conservadores da região.
O ‘Crianças nas alturas!’ tem como objetivo encorajar casais a ter filhos e constituir família.
O evento ocorreu neste último sábado, 25 de setembro de 2021, e contou com a presença de muitas famílias na capital Budapeste e em muitas outras cidades da Hungria, até mesmo além das fronteiras. A solenidade também teve participação de famílias que, de suas casas, enviaram aos organizadores uma foto ou vídeo do ato de erguer os filhos.
Segundo a organização do encontro, “é uma sensação edificante erguer uma criança. […] Filho é o maior valor, uma fonte de felicidade, e viver em família é bom”.
De acordo com o jornal húngaro Index, mais de 10 mil pessoas participaram de eventos semelhantes em toda a Hungria e até mesmo em cidades nos antigos territórios da Hungria histórica. O evento costuma ser acompanhado por programas familiares e infantis em muitas cidades.
Confira no vídeo abaixo as imagens do evento pró-família.
4ª Cúpula Demográfica de Budapeste
Durante a 4ª Cúpula Demográfica de Budapeste (23 a 24 de setembro), uma declaração para promover as famílias e a procriação foi assinada pelos líderes governamentais presentes.
“As famílias, a base de nossas sociedades, estão sob ataque das forças liberais ocidentais, mas não vamos ceder”, declarou o primeiro-ministro húngaro, Viktor Orban, na abertura da conferência.
Os participantes da cúpula concluíram que “não há alternativa para a família” e concordaram que “não há desenvolvimento futuro sustentável sem mais filhos nascidos”, segundo Katalin Novák, a ministra húngara encarregada dos assuntos familiares, em seu discurso encerrando o evento de dois dias.
Novák apelou a um compromisso firme e contínuo com a representação dos valores tradicionais e a aprovação de decisões sobre medidas que apoiem o estabelecimento de uma família e a criação dos filhos. Ela destacou a importância do evento, dizendo que “é preciso ter essas oportunidades quando podemos conversar e pensar juntos”.
A ministra saudou o fato de o encontro deste ano ter contado com a participação de altos funcionários do governo de oito estados membros da UE, acrescentando esperança de que “em 2030 a maioria dos estados membros da UE serão pró-família”.
“No que nos diz respeito, vamos trabalhar para conseguir isso”, afirmou Novák.