O Parlamento do Reino Unido negou nesta terça-feira (14) o acesso ao embaixador chinês em Londres, em resposta às sanções impostas pelo regime comunista a vários deputados britânicos.
Zheng Zeguang, novo representante diplomático na capital britânica, participaria e discursaria na Câmara Baixa durante uma reunião com vários partidos sobre a China, mas os deputados sancionados alertaram para a situação.
“Eu me reúno regularmente com embaixadores do mundo inteiro para estabelecer vínculos sólidos entre países e parlamentares. Mas não acho que seja apropriado receber um embaixador da China na Câmara dos Comuns e no nosso local de trabalho, quando seu país impôs sanções contra alguns dos nossos membros”, declarou em comunicado o presidente da Câmara dos Comuns, Lindsay Hoyle.
Um porta-voz da Câmara Alta, a dos Lordes, confirmou que os responsáveis pelas duas casas entraram em acordo para que a reunião ocorresse em um local diferente.
Posteriormente, a embaixada da China lamentou o que chamou de “ações desprezíveis e covardes de alguns indivíduos do Parlamento britânico”.
Com informações, The Guardian.