O presidente Jair Bolsonaro afirmou, nesta quinta-feira (9), que a parceria do governo brasileiro com o regime chinês é “essencial” para o combate à pandemia da Covid-19.
A declaração foi proferida durante a abertura da 13ª Cúpula do BRICS, bloco formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.
“A parceria com a China tem se mostrado essencial para a gestão adequada da pandemia no Brasil, tendo em vista que parcela expressiva das vacinas oferecidas à população brasileira é produzida com insumos originários da China”, disse o chefe do Executivo.
“Hoje, somos uma voz influente para as economias emergentes do mundo”, pontuou o primeiro-ministro indiano Narendra Modi. “Temos que assegurar que o BRICS seja mais produtivo nos próximos 15 anos”, continuou.
O ditador comunista Xi Jinping, por sua vez, defendeu que o bloco faça um progresso “suave” e “sólido”. “Contanto que nos empenhemos e nos esforcemos, podemos fazer um progresso suave, sólido e sustentado na cooperação com o BRICS”, declarou.